Saturday, 30. December 2017, Niterói, Seminário Universidade Pós Golpe

from 30. December 2017 - 18:00 till 21:00
Niterói
BrazilNiteróiSão Domingos,Cpos.do Gragoatá- NITERÓI24.210-210
Show map
108 people attending
Event description
A Universidade Federal Fluminense (UFF) será a sede de seminário organizado em parceira por estudantes, Fundação Maurício Grabois e administração da universidade, com o objetivo de apontar perspectivas de atuação e busca de soluções à presente crise, que atinge também a educação superior e sua contribuição à sociedade. O evento foi adiado e sua nova data será divulgada em breve. Ele reunirá intelectuais, pesquisadores e figuras políticas de importância no cenário nacional juntamente com lideranças estudantis, representantes do movimento social e das entidades representativas de todos os âmbitos da vida acadêmica para elaboração de debates sobre os desafios e construção de propostas a partir da perspectiva de cada setor.

O Brasil vive um momento de ebulição social e política. Os avanços garantidos para a população e, sobretudo, para a juventude, junto aos governos progressistas na última década, veem-se agora ameaçados pelo processo de golpe implementado por empresas, mídia e setores do judiciário, caracterizado pelo impeachment da presidenta Dilma sem crime de responsabilidade.

Após o golpe de Estado que colocou na presidência Michel Temer, inúmeras medidas de ataque ao sistema público foram implementadas. Das mais recentes, a de maior vulto, que devasta setores essenciais como saúde e educação, foi a PEC 55. Tal proposta aprovou o congelamento dos gastos públicos por vinte anos, medida que afeta diretamente as universidades públicas, pois, após o processo de expansão e popularização impulsionados pelo ciclo do REUNI, não basta manter o custeio das instituições, é fundamental que haja investimento condizente com a expansão ainda em curso, a fim de superar as lacunas existentes na estrutura das universidades e atender a crescente demanda por assistência estudantil, elemento essencial da política de permanência dos estudantes nas instituições de ensino superior.

O seminário “Universidade Pós Golpe, Perspectivas e estratégias na Universidade Pública em tempos de crise econômica, social e política" busca construir um debate com amplos setores do movimento estudantil, comunidade acadêmica, movimentos sociais, administração das universidades, intelectuais e figuras políticas a busca por soluções palpáveis para a manutenção da Universidade pública, gratuita e de qualidade. Participe! Venha debater os desafios da Universidade Pública na atual conjuntura. Inscreva-se através do link:
Evento de divulgacao

Evento de divulgacao

Monday 01. January 2018
61 shares
LGBT B2B Travel- Rio de Janeiro
Tuesday 12. December 2017
6 shares
Esperando a tempestade
Friday 24. April 2020
359 shares
Já participei de tantos +1 não faz diferença.
Friday 16. September 2033
6 shares
Chopp Comemoração Lula na Prisão!
Saturday 04. May 2019
14 shares
Seminário Universidade Pós Golpe
Saturday 30. December 2017
34 shares
Find more interesting events
Get recommendations for events based on your Facebook taste. Only click, that's it!Show me events suited for meNot now